Hemangioma da Infância

Hemangioma da Infância

Hemangioma da infância é o tipo de tumor vascular benigno mais comum em crianças. A apresentação clínica é uma mancha ou tumoração vermelha ou violácea em qualquer região do corpo, que são evidenciadas nas primeiras semanas de vida. As causas, embora ainda indefinidas, provavelmente são alterações na formação dos vasos sanguíneos no desenvolvimento fetal.

O comportamento é característico, com crescimento nos primeiros três meses e involução espontânea até o quinto mês, tendo evolução benigna. Entretanto, podem ser graves, deixando cicatrizes, dependendo da localização em que se encontram, principalmente na face;

Por isso, é de extrema importância a avaliação precoce (no primeiro mês de vida) para definir a necessidade de tratamento. Naqueles em que não for necessário tratamento medicamentoso, o acompanhamento dermatológico é importante para detectar aumento rápido ou complicações que possam mudar a conduta frente ao problema.

Fonte: Daniel P. Krowchuk MD et al. Clinical Practice Guideline for the Management of Infantile Hemangiomas. Pediatrics 2019; 143.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *